Search
terça-feira 20 outubro 2020
  • :
  • :

Jogo de videogame permite conhecer santos e aprender orações

Lançado recentemente, o jogo ‘Wanderlight: A Pilgrim’s Adventure’ é uma experiência exclusivamente católica

WEB-04-SCHOOLBOY-PLAYING-ONLINE-GAME-ON-LAPTOP-shutterstock-1512343916-Motortion-Films
Imagem: reprodução web

A indústria de videogames nunca foi tão forte. Isso porque, através do celular, está mais fácil do que nunca acompanhar os títulos favoritos dos gamers, mesmo em trânsito. Estima-se que existam 2,5 bilhões de jogadores no mundo, um nicho repleto de oportunidades para todos os gostos e temas, inclusive religiosos.

Foi pensando nessa audiência que a Loyola Press lançou o Wanderlight: A Pilgrim’s Adventure. No mercado desde meados de agosto, Wanderlight é uma experiência exclusivamente católica. Trata-se de um jogo de RPG que coloca os jogadores no lugar do The Pilgrim (O peregrino), um personagem que viaja por uma variedade de mapas e regiões e vai conhecendo santos e aprendendo orações católicas. Em vez de espada e escudo, o jogador é protegido e guiado pelo Espírito Santo, na forma de uma pequena pomba branca que o segue. Em vez de vagar de batalha em batalha, os jogadores enfrentam quebra-cabeças destinados a fazê-los pensar, fazer escolhas éticas, responder a questões católicas ou completar tarefas relevantes para os vários santos que encontram.

Conforme o jogador viaja pelo mundo, ele pode visitar igrejas, percorrer as Estações da Cruz ou até participar de muitas cerimônias católicas e se deparar com termos explicados pelo Catecismo. Apesar de estar em inglês, o diálogo do jogo é totalmente simples.

Em uma entrevista ao Denver Catholic, o presidente e editor da Loyola Press, Joellyn Cicciarelli, classificou o título como o primeiro “videogame assumidamente católico”. Ela prosseguiu sugerindo que os videogames são um recurso inestimável para alcançar e educar as crianças e que o jogo tem duas versões, uma das quais foi feita para uso em sala de aula. “Há muitas evidências de que a aprendizagem pode ocorrer para certos tipos de alunos de forma muito eficaz por meio da aprendizagem online, aprendizagem autoguiada, mídia interativa … Essa é uma das razões [para] a mídia de videogame: é onde as crianças estão. Santo Inácio disse: ‘Entre na porta deles e tire-os da sua.’ Então é isso que esperamos fazer”, disse Cicciarelli.

O personagem O Peregrino foi baseado na vida de Santo Inácio de Loyola. O jogo é destinado a católicos de todas as idades e sugere que as famílias possam desfrutar dele como entretenimento e como uma ferramenta para a formação da fé.

O Wanderlight: A Pilgrim’s Adventure é gratuito para download, embora ofereça compras no aplicativo. É possível baixá-lo na Google Play ou na App Store.

 

Via Aleteia




Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *