Search
terça-feira 28 janeiro 2020
  • :
  • :

Esta é a única relíquia da imagem original da Virgem de Guadalupe fora do México

Reliquia-tilma-Guadalupe-Los-Angeles-101218

A imagem original da Virgem de Guadalupe, aparecida milagrosamente na tilma do indígena São Juan Diego em 12 de dezembro de 1531, é conservada atualmente em seu santuário na Cidade do México; mas, muitos não sabem que um pequeno fragmento se encontra fora do país há quase 80 anos.

Trata-se de um pequeno corte de meia polegada feito na tilma e está em uma capela dentro da Catedral de Los Angeles, nos Estados Unidos, que foi dedicada em 2012 pelo atual Arcebispo de Los Angeles, Dom José Gomez.

O fragmento da tilma é conservado dentro de um relicário de ouro, incrustrado no coração de uma escultura de São Juan Diego.

A relíquia foi presenteada em 1941 pelo então Arcebispo do México, Dom Luis Maria Martínez y Rodríguez, ao então Arcebispo de Los Angeles, Dom John Joseph Cantwell, depois que este último conduziu uma numerosa peregrinação à Basílica de Guadalupe, na capital mexicana.

Dom Cantwell ajudou muito os católicos mexicanos durante a guerra cristera e a perseguição religiosa por parte do governo do México, durante as primeiras décadas do século XX, chegando a acolher em sua arquidiocese sacerdotes que escapavam do país para sobreviver.

A Virgem de Guadalupe apareceu ao indígena São Juan Diego entre 9 e 12 de dezembro de 1531 e lhe pediu que intercedesse ao primeiro Bispo do México, o franciscano Frei Juan de Zumárraga, para que construíssem um templo na planície aos pés da colina do Tepeyac.

Como prova da veracidade da aparição, a Virgem Maria encarregou o indígena a levar as flores de uma roseira aparecida milagrosamente no árido Tepeyac. Quando São Juan Diego apresentou as flores ao Bispo, sua tilma, o tecido na qual as levava, ficou impregnada com a imagem da Virgem de Guadalupe.

A imagem da Virgem, repleta de simbolismo que podia ser lido pelos indígenas mexicanos, impulsionou a evangelização do México, facilitando nos anos seguintes milhões de conversões.

São Juan Diego foi canonizado em julho de 2002, por São João Paulo II.

Via ACI Digital




Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *