Search
terça-feira 2 março 2021
  • :
  • :

Domingo – NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

Primeira Leitura: Daniel 7,13-14

 

Leitura do livro do profeta Daniel – 13“Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.” – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 92(93)

 

Deus é rei e se vestiu de majestade, / glória ao Senhor!

  1. Deus é rei e se vestiu de majestade, / revestiu-se de poder e de esplendor! – R.
  2. Vós firmastes o universo inabalável, † vós firmastes vosso trono desde a origem, / desde sempre, ó Senhor, vós existis! – R.
  3. Verdadeiros são os vossos testemunhos, † refulge a santidade em vossa casa / pelos séculos dos séculos, Senhor! – R.
Segunda Leitura: Apocalipse 1,5-8

 

Leitura do livro do Apocalipse – 5Jesus Cristo é a testemunha fiel, o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, o soberano dos reis da terra. A Jesus, que nos ama, que por seu sangue nos libertou dos nossos pecados 6e que fez de nós um reino, sacerdotes para seu Deus e Pai, a ele a glória e o poder, em eternidade. Amém. 7Olhai! Ele vem com as nuvens, e todos os olhos o verão, também aqueles que o traspassaram. Todas as tribos da terra baterão no peito por causa dele. Sim. Amém! 8“Eu sou o alfa e o ômega”, diz o Senhor Deus, “aquele que é, que era e que vem, o todo-poderoso”. – Palavra do Senhor.

Evangelho: João 18,33-37

 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 33Pilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: “Tu és o rei dos judeus?” 34Jesus respondeu: “Estás dizendo isso por ti mesmo ou outros te disseram isso de mim?” 35Pilatos falou: “Por acaso, sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?” 36Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”. 37Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?” Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

 

Pilatos convoca Jesus para o interrogar, pois os adversários o acusavam de se proclamar rei. Nesse diálogo, Jesus esclarece a natureza de sua missão e afirma que seu reino “não é deste mundo”. Mas, que tipo de rei ele é? Eis uma questão que provoca tanto questionamento ainda em nossos dias. Ao dizer que seu reinado não é deste mundo, muitos tomam isso como motivo para se desligar dos acontecimentos do cotidiano; justificam a fuga das responsabilidades e se fecham em suas práticas devocionais. Isso está longe da proposta de Jesus. O reinado de Jesus é de paz, justiça e fraternidade. Valores que compõem a proposta de Jesus e que seus seguidores são chamados a concretizar sempre mais. Tarefa nada fácil, mas necessária; caso contrário, o “projeto de Deus” continuará sempre longe. Jesus não quer usurpar nenhum poder constituído, apenas propõe outro modelo: um poder a serviço dos mais pobres e necessitados. Opção preferencial que a Igreja da América Latina assumiu.




Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *