Search
domingo 8 dezembro 2019
  • :
  • :

Diocese de Roraima cria nova área missionária em Boa Vista

O bispo de Roraima, dom Mário Antônio da Silva, criou a mais nova área missionária da Diocese de Roraima. Trata-se da Área Missionária Sagrado Coração de Jesus que compreende os bairros Cidade Satélite, João de Barro e Murilo Teixeira, zona Oeste de Boa Vista.

A primeira missa foi celebrada na comunidade Mãe Peregrina, na Cidade Satélite, no último sábado (09/02), e contou com a participação de padres, missionários, leigos e leigas das comunidades que integram a nova porção do Povo de Deus em Roraima.

A nova área missionária é um desmembramento da Área Missionária São João Batista, no Caranã, que contava com 19 comunidades, administrada pelos missionários da Consolata. Agora, a nova área assume a coordenação das comunidades: Santa Paulina, Nossa Senhora da Piedade, Mãe Peregrina e Bom Pastor, no Cidade Satélite; comunidade Beato José Allamano, no João de Barro; e São José, no bairro Murilo Teixeira.

Durante a missa, foram lidos o decreto de criação da área e o da posse do pároco José Sebastião Barros da Silveira, missionário dos Filhos da Divina Providência, Orionitas, que passa a responder pelos cuidados Pastorais e Administrativos junto com as Irmãs Pastorinhas, coordenadores de comunidades e pastorais e dos animadores e animadoras do povo de Deus.

Também participaram da celebração as Irmãs Pastorinhas, os padres Stephen Ngari e Rosalino, da área São João Batista, o diácono Jeferson, o padre Josemar dos Santos, superior provincial dos Orionitas e o clérigo Lucas Patrik, religioso professo orionita.

Dom Mário, na homilia, promoveu uma reflexão sobre os textos bíblicos e o momento histórico para a Igreja em Roraima. A primeira leitura, do livro do Profeta Isaías (Is 6, 1-2a.3-8), falou sobre a purificação do profeta que não consegue boicotar o chamado de Deus e diz: “Aqui estou! Envia-me”. Na segunda leitura, da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 15, 1-11), Paulo também atende o chamado para anunciar o Evangelho do Cristo encarnado, crucificado, sepultado e ressuscitado. “As leituras nos convidam a atender o chamado de Deus”, disse o bispo.

Ele continuou o sermão a partir da reflexão do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 5, 1-11) que fala sobre o encorajamento de Jesus a Simão Pedro, para que jogue as redes em águas mais profundas depois de uma noite improdutiva de pesca. Em atenção ao pedido de Jesus, Pedro avança com a barca e, junto com seus companheiros, consegue pescar tantos peixes que chegam a encher duas barcas. “Criar uma nova área missionária é avançar em águas mais profundas. O Evangelho nos convida a estar nas duas barcas, nas duas áreas missionárias”, enfatiza Dom Mário.

O padre Stephen Ngari ressaltou que a criação da nova área não é uma divisão ou separação da Área São João Batista, mas um nascimento. “É um parto, onde a palavra de Deus nos convida a ouvir o nosso chamado. Vamos acompanhar o crescimento dessa ‘criança’ e auxiliar no que for necessário”, enfatizou.

O padre José Sebastião renovou as promessas sacerdotais e assumiu a responsabilidade de governar as comunidades como bom pastor. “Temos muita esperança e serenidade de podermos desenvolver um trabalho juntamente com toda comunidade, com muita alegria, com a disponibilidade do servir e do serviço, contando a participação, com a oração de cada um, com a graça de Deus em cada um de nós, para que esse trabalho possa se desenvolver para o bem de todos”, disse o pároco.

Durante a cerimônia, também foram apresentados os coordenadores das comunidades e das áreas missionárias São João Batista e Sagrado Coração de Jesus. Após o encerramento da celebração, os coordenadores serviram um lanche para os fiéis que participaram da primeira missa da Área Missionária Sagrado Coração de Jesus.

Texto da Pascom/Diocese de Roraima

Via Vatican News




Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *