Search
sexta-feira 26 fevereiro 2021
  • :
  • :

3ª Semana do Tempo Comum – Quinta-feira

Primeira Leitura: Hb 10,19-25

Sendo assim, irmãos, temos plena liberdade para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus. Ele nos abriu um caminho novo e vivo, através da cortina, quer dizer, através da sua humanidade. Temos um grande sacerdote constituído sobre a casa de Deus. Aproximemo-nos, portanto, de coração sincero e cheio de fé, com coração purificado de toda má consciência e o corpo lavado com água pura. Sem desânimo, continuemos a afirmar a nossa esperança, porque é fiel quem fez a promessa. Sejamos atentos uns aos outros, para nos incentivar à caridade e às boas obras. Não abandonemos as nossas assembleias, como alguns costumam fazer. Antes, procuremos animar-nos mutuamente, e tanto mais quanto vedes o dia aproximar-se.- Palavra do Senhor.

Salmo: 23

— É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

— É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.

— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.

— Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.”

Evangelho: Mc 4,21-25

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: “Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”. – Palavra da Salvação.

Reflexão: A nossa medida

Mc 4, 21-25

“Com a mesma medida com que medirdes sereis medidos” (Mc 4,24)

No Evangelho de hoje, Jesus adverte que: “tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto”. A isto se refere as coisas más e boas. Todo o mal que está no mundo será levado às claras pela luz, bem como todas as boas ações feitas no segredo serão reveladas. Jesus nos dá esperança a fim de que não desfaleçamos no caminho achando que o bem que fazemos é insignificante em comparação ao mal que parece ser maior.

Mais para o fim, Ele diz: “com a mesma medida com o que medirdes, também vós sereis medidos”. O nosso coração não deve ser estreito na relação com os irmãos e irmãs! Não devemos “medi-los” com a nossa humana medida, mas, sim, do mesmo modo como Deus nos mede, e a resposta já sabemos: amor! Olhar com amor é olhar sem preconceito; sem ódio; procurando entender as ações dos irmãos não entendemos bem ou que nos irritam, para que não transformemos nossa vida num grande aborrecimento enquanto que o problema está no “nosso olhar”, na “nossa medida”!




Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *