Categorias
Evangelho do dia

Solenidade da Santíssima Trindade 

(branco, glória, creio, prefácio próprio – ofício da solenidade)

Bendito seja Deus Pai, bendito o Filho unigênito e bendito o Espírito Santo. Deus foi misericordioso para conosco.

Celebrando a solenidade da Santíssima Trindade, bendizemos a Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Sintamo-nos todos amados e acolhidos pela Trindade divina, comunhão perfeita e ideal de toda comunidade cristã. Ela nos revela a sua misericórdia, bondade e fidelidade e nos anima a viver na concórdia e na paz.

Primeira Leitura: Êxodo 34,4-6.8-9

Leitura do livro do Êxodo – Naqueles dias, 4Moisés levantou-se, quando ainda era noite, e subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe havia mandado, levando consigo as duas tábuas de pedra. 5O Senhor desceu na nuvem e permaneceu com Moisés, e este invocou o nome do Senhor. 6Enquanto o Senhor passava diante dele, Moisés gritou: “Senhor, Senhor! Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel”. 8Imediatamente, Moisés curvou-se até o chão 9e, prostrado por terra, disse: “Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: Dn 3

A vós louvor, honra e glória eternamente!

1. Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. – R.

2. Sede bendito, nome santo e glorioso. – R.

3. No templo santo onde refulge a vossa glória. – R.

4. E em vosso trono de poder vitorioso. – R.

5. Sede bendito, que sondais as profundezas. – R.

6. E superior aos querubins vos assentais. – R.

7. Sede bendito no celeste firmamento. – R.

Segunda Leitura: 2 Coríntios 13,11-13

Leitura da segunda carta de São Paulo aos Coríntios – 11Irmãos, alegrai-vos, trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, cultivai a concórdia, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco. 12Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo. Todos os santos vos saúdam. 13A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós. – Palavra do Senhor.

Evangelho: João 3,16-18

Aleluia, aleluia, aleluia.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito divino, / ao Deus que é, que era e que vem, pelos séculos. Amém (Ap 1,8). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – 16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Poucos versículos, porém recheados de profundo conteúdo: Deus amou de tal modo o mundo que enviou seu Filho único para que sejamos salvos por ele. Não se trata de amor abstrato ou mero fruto da imaginação. Trata-se de amor concreto, assumido pessoalmente por Jesus, tendo como consequência sua morte na cruz. O amor do Pai, concretizado no amor do Filho, prolonga-se pela presença e amor do Espírito Santo. Essa grandiosa ação de Deus na história provoca uma crise: “Este é o julgamento: A luz veio ao mundo, mas as pessoas preferiram as trevas em lugar da luz”. É que, diante da revelação do amor de Deus, as pessoas se posicionam pró ou contra Jesus. Então, Jesus não precisa julgar ninguém; são as próprias pessoas que se julgam a partir da posição que tomam em relação a ele.(Dia a Dia com o Evangelho 2023)

FONTE: PAULUS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *