Categorias
Evangelho do dia

6º Domingo da Páscoa

(branco, glória, creio – 2ª semana do saltério)

Sepultados com Cristo no batismo, fostes também ressuscitados com ele, porque crestes no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos, aleluia! (Cl 2,12)

Zelosos pela missão e impulsionados pelo Espírito, os evangelizadores vão além das barreiras geográficas. É a Igreja em saída, como insiste o papa Francisco. Aprendamos a atuar no mundo sem nos associarmos aos seus critérios e práticas.

Primeira Leitura: Atos 16,1-10

Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 1Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. 2Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. 3Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego. 4Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. 5As Igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. 6Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia. 7Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. 9Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: “Vem à Macedônia e ajuda-nos!” 10Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 99(100)

Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

1. Aclamai o Senhor, ó terra inteira, † servi ao Senhor com alegria, / ide a ele, cantando jubilosos! – R.

2. Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, † ele mesmo nos fez e somos seus, / nós somos seu povo e seu rebanho. – R.

3. Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, † sua bondade perdura para sempre, / seu amor é fiel eternamente! – R.

Evangelho: João 15,18-21

Aleluia, aleluia, aleluia.

Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, / onde Cristo está sentado, à direita de Deus Pai (Cl 3,1). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. 20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isso eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Jesus falou sobre paz, alegria, amor, amizade e, agora, nos fala de ódio. Sim, o seguimento de Jesus é constituído de muitas camadas, e não podemos considerar que aderir ao projeto de Jesus nos vai garantir uma vida plenamente feliz. Sim, teremos alegrias e satisfações, mas teremos também contratempos e dificuldades. Hoje, Jesus nos fala de ódio, que, de modo geral, colocamos em oposição ao amor. Esse ódio é fruto do nosso seguimento a Jesus e do desconhecimento do mundo em relação aos planos de Deus. Mais uma vez, entramos no terreno da dualidade, ou seja, amor e ódio, luz e trevas, alegria e medo. Contudo, por mais que sejamos odiados, devemos manter a cabeça erguida, não simplesmente por teimosia ou arrogância, mas porque temos fé e, em Deus, seremos capazes de seguir adiante. Deus é fiel às suas promessas e podemos contar com sua presença em nossas vidas sempre.(Dia a dia com o Evangelho 2022)

FONTE: PAULUS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.