Categorias
Notícias

Presbíteros de todo o Brasil meditam sobre a vida e a espiritualidade diante da Pandemia

Retiro On-line dos Presbíteros do regional Leste 2

Teve início na noite de segunda-feira, 02 de agosto, o retiro On-line dos Presbíteros do regional Leste 2. O momento, acompanhado virtualmente por mais de mil ministros ordenados de todo o país, foi marcado pela meditação do Cardeal José Tolentino de Mendonça, responsável pela condução das reflexões a partir do tema “A vida e a espiritualidade do presbítero em tempos de pandemia e pós-pandemia”
Dando início a meditação, o Cardeal Tolentino agradeceu ao convite. “As minhas primeiras palavras são de gratidão. Queria saudar fraternalmente todos os bispos e padres. Durante esta semana, juntos vamos caminhar fazendo este percurso que Deus e o Espírito Santo certamente vão ajudar e nos vão levar pela mão”, afirmou. A primeira reflexão do pregador foi baseada no episódio da tempestade acalmada por Jesus, relatada no Evangelho de Marcos (4,35-41).
Padre Roberto Marcelino de Oliveira, secretário executivo do regional Leste 2 e coordenador do evento, foi o mediador da noite. “Agradeço a Deus pela oportunidade que ele nos deu, mesmo na pandemia, em reunir quase mil e trezentos padres de todo o Brasil, para participar do Retiro remotamente, durante uma semana”, ressaltou. “O Retiro é um sucesso de organização e participação. Graças as equipes que trabalham na gestão, monitoramento e acolhida dos retirantes, e também destaco a condução do Cardeal José Toletino. Uma benção!”, acrescentou durante sua fala.
Os inscritos participaram das orações das Vésperas, Completas e da contemplação dos mistérios do Terço, transmitidas ao vivo pela Catedral de Juiz de Fora (MG). Os momentos foram conduzidos pelo Arcebispo Metropolitano e Bispo Referencial para Comunicação e Cultura do regional Leste 2, Dom Gil Antônio Moreira, que também presidiu a Missa de abertura.
“Assim que começamos o retiro já sentimos o clima do recolhimento, tanto pelas orações quanto pela colocação tão bonita do Cardeal Tolentino, nos chamando para o ato de fé de lançar-nos nas mãos de Deus”, avaliou. “O evento on-line, mais que o presencial, pedirá de nós um esforço especial. É importante tomar uma decisão pessoal de acompanhar todas as atividades, com espírito de penitência e verdadeiro recolhimento”, completou o Arcebispo.

A programação do retiro on-line dos presbíteros vai até sexta-feira, 06 de agosto.

 

A notícia na íntegra pode ser conferida no site do regional Leste 2. 

FONTE: CNBB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *