Search
quinta-feira 21 setembro 2017
  • :
  • :

Santa Sé apoia o desenvolvimento sustentável de países pobres

RV15107_ArticoloEstá em andamento em Nairóbi, no Quênia, a 14ª sessão da Conferência das Nações Unidas de Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). A Santa Sé está participando no evento através do observador permanente em Genebra, o Arcebispo Ivan Jurkovic, que abordou três temas: a promoção de pequenos produtores agrícolas, o incentivo de acordos multilaterais, e a redução da dívida.

De acordo com a Santa Sé num contexto marcado por uma desaceleração no crescimento da economia mundial nos últimos três anos, quer nos países ricos, como nos países em desenvolvimento, é essencial integrar as diferentes dimensões do desenvolvimento econômico e social para criar um sistema global, baseado na ideia de um desenvolvimento realmente sustentável, inclusivo e equitativo em todos os níveis.

Pequenos produtores

O Arcebispo Jurkovic propõe o desenvolvimento de pequenos agricultores e pequenos produtores. “São vitais não apenas para reduzir a pobreza, mas também para fornecer novas maneiras de preservar os ecossistemas locais.”

Ele também sublinhou a importância dos acordos multilaterais com uma dimensão universal para evitar situações assimétricas, onde os mais fortes têm mais meios de pressionar os mais fracos.

O observador permanente citou também as palavras do Papa Francisco para falar da negociação da divida dos países mais pobres. “Devemos dar lugar a uma solidariedade transnacional que respeite a dignidade de todas as pessoas e evite a dominação dos mais fortes”.

Por Canção Nova, com Rádio Vaticano




Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *