Search
quarta-feira 19 setembro 2018
  • :
  • :

Presidente da Cáritas internacional visita CNBB

Com simpatia e externando alegria, o arcebispo de Manila e presidente da Cáritas Internacional, cardeal Luis Antonio Tagle, visitou a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na última quarta-feira, 13. Acompanhado do arcebispo de Brasília e presidente da Conferência, cardeal Sergio da Rocha, que o recepcionou nestes dias na capital federal, Tagle falou sobre as riquezas do Brasil, a acolhida aos migrantes e da campanha mundial da Cáritas “Compartilhe a viagem”.

Mesmo em uma visita curta, como ele disse sobre os dias no Rio de Janeiro (RJ) e em Brasília, o cardeal pôde perceber as muitas coisas que unem as culturas brasileira e filipina: “Por exemplo, a alegria do povo, o amor pela música, as festas, os violões, o sorriso, a emoção. Eu descobri também que na riqueza do Brasil, existe um grande coração para acolher as pessoas, especialmente migrantes e refugiados”.

“Há um testemunho que revela o sentido de comunidade no meio daqueles que recebem os estrangeiros e essa é uma boa experiência que se encontra aqui no Brasil. E eu estou muito contente de ver e sentir esse testemunho”, avaliou.

Seminário da Cáritas

Entre os dias 12 e 14 de junho, a Cáritas Brasileira realizou o Seminário Internacional sobre Migrações e Refúgio, com o tema: “Caminhos para a cultura do encontro”. O evento sediado em Brasília (DF) teve a presença de migrantes e refugiados que vivem no Brasil, representando cerca 50 países, agentes Cáritas, Igrejas Cristãs, denominações religiosas, agentes de pastoral, agências de cooperação e governos.

A proposta do Seminário foi escutar os migrantes e refugiados, refletir sobre o fenômeno dos fluxos migratórios. Também se propôs a mobilizar as forças existentes na direção do que o papa Francisco sugere como ações necessárias na garantia dos direitos e da dignidade das pessoas em situação de migração e refúgio: acolher, proteger, promover e integrar.

O presidente da Cáritas Internacional apontou como escopo deste evento a campanha internacional da Cáritas apoiada pelo papa Francisco, “Compartilhe a viagem”: “É expressão da cultura do encontro pessoal com o migrante e com o estrangeiro”. Tagle também pontou a necessidade de um olhar mais evangélico para com migrantes e refugiados.

“É muito importante notar que as notícias apresentam os migrantes e estrangeiros como estatística, como número, mas eles são seres humanos. E na Igreja, na comunidade, no sentido da comunhão, urge fomentar essa cultura e essa espiritualidade do encontro pessoal que leva a ver no outro não um estrangeiro, mas um irmão, um próximo. E neste processo convidamos a todos para uma viagem comum, como irmãos, como próximos, como uma comunidade”.

O Setor Pastoral da Mobilidade Humana da CNBB foi um dos parceiros na realização do Seminário internacional da Cáritas.

Por CNBB




Comentários


One thought on “Presidente da Cáritas internacional visita CNBB

  1. JOÃO MARCOS GEBIM

    QUE DEUS NOS ABENÇOE E VAMOS REZAR PELO PAPA FRANCISCO E POR NOVOS MICIONARIOS OBRIGADO E QUE A PAZ DE JESUS ESTEJA COM TODOS NÓS E VAMOS REZAR PELA PAZ DO MUNDO.

    responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *