Search
segunda-feira 22 maio 2017
  • :
  • :

Governo português adota medidas de segurança “históricas” para visita do Papa

Um milhão de fiéis são esperados em Fátima para a visita do Papa Francisco, no contexto dos cem anos das aparições da Virgem Maria aos três pastorzinhos, dois dos quais serão canonizados no sábado, dia 13 de maio.

Na cidadezinha e nas principais localidades próximas, os hotéis estão com a lotação esgotada há meses. Fiéis peregrinam à pé até o Santuário, oriundos de várias localidades.

Para proteger o Pontífice e a multidão que o acompanhará, as autoridades portuguesas montaram uma operação de segurança considerada “histórica”, segundo a TV pública RTP. O dispositivo envolve milhares de agentes e de militares.

Controle das fronteiras

Desde a meia-noite deste dia 10 até o dia 14, foram restabelecidos os controles de passaportes e documentos de identificação pelo Serviço de Estrangeiros nas fronteiras aéreas, marítimas e terrestres.

A medida adotada pelo Governo português conta com o apoio tde agentes da Polícia de Segurança Pública, Força Aérea e Polícia Marítima, assim como de autoridades estrangeiras, especialmente espanholas.

O Governo justificou a adoção da medida pela “dimensão, características, complexidade do evento, sua visibilidade midiática, a enorme afluência de pessoas esperadas e o atual contexto de ameaças”.

Santuário

O espaço aéreo sobre o Santuário será fechado e vigiado pela força aérea portuguesa, que manterá os caças F-16 estacionados na Base Aérea de Monte Real em estado de alerta.

Também serão adotadas medidas eletromagnéticas anti-drone. Um helicóptero da polícia sobrevoará constantemente a localidade.

Segundo o Reitor do Santuário, Padre Cabecinhas, Fátima é um local seguro e as várias forças envolvidas na proteção da visita do Papa “trabalham para garantir a segurança” de todos os fiéis que o acompanharão.

Papamóvel

O papamóvel que transportará Francisco em sua visita a Fátima chegou na tarde de terça-feira à Base Aérea de Monte Real – distante 50 km do Santuário – a bordo de um avião da Força Aérea Portuguesa.

O C-130, que havia partido de manhã para Roma, retornou a Portugal às 17h30min. O mesmo avião levará o veículo papal de volta a Roma no dia 14.

Por Rádio Vaticano




Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *