Search
terça-feira 17 julho 2018
  • :
  • :

Em seu quinto aniversário como Papa, Francisco completa 81 anos

O Papa Francisco comemorou neste domingo, 17, 81 anos. Na Sala Paulo VI, o Santo Padre iniciou as comemorações com as felicitações de um grupo de crianças assistidas pelo Dispensário Pediátrico “Santa Marta”, que assopraram as velas do bolo junto a Francisco e o abraçaram em sinal de carinho e festejo.

“A alegria das crianças… A alegria das crianças é um tesouro. As crianças alegres”, exclamou o Papa, falando de improviso aos voluntários, pais e crianças presentes.

“E devemos fazer de tudo para que eles continuem a ser alegres, porque a alegria é como uma terra boa. Uma alma alegre é como uma terra boa que faz crescer bem a vida, com bons frutos. E por isto se faz festa: se busca sempre a proximidade do Natal para nos reunirmos, para fazer esta festa para eles”.

O Papa deu alguns “conselhos aos pais, pedindo inicialmente para que a alegria das crianças fosse protegida:

“Não entristeçam as crianças. Quando as crianças veem que existem problemas em casa, que os pais brigam, sofrem.  Não entristeçam as crianças. Elas devem crescer com alegria”.

O segundo conselho, para que as crianças possam crescer bem, é fazer com que falem com os avós, “porque eles têm memória, têm raiz e serão os avós a dar as raízes às crianças”:

“Por favor – pediu – que não sejam crianças sem raízes, sem memória de um povo, sem memória da fé, sem memória de tantas coisas que fizeram a história, sem memória de valores. E quem ajudará as crianças a fazer isto? Os avós”.

Por fim, o terceiro conselho: ensinar as crianças a falar com Deus. “Que aprendam a rezar, a dizer aquilo que sentem no coração”.

“Alegria, falar com os avós, com os idosos, e falar com Deus. De acordo? Todos de acordo? Desejo a vocês um lindo dia, com muita festa. E comam 4 metros de pizza: comam bem, que vos fará bem, faz crescer. E, avante! Obrigado! Obrigado!”

A “festa” transferiu-se mais tarde para a Praça São Pedro no encontro com os milhares de peregrinos de todas as partes do mundo no Angelus, em especial, os jovens e crianças presentes para a tradicional bênção dos “Bambinelli” — o Menino Jesus — a serem colocados nos presépios em suas casas.

Além das felicitações ao Papa Francisco no Vaticano, bispos e fiéis de todo o mundo manifestaram mensagens de carinho ao pontífice. No ano passado o Papa Francisco festejou os seus 80 anos almoçando com pessoas sem moradia fixa, convidados à sua residência, a Casa Santa Marta. Depois, na Missa com os cardeais, recordou que “um pouco de bom humor o ajuda a seguir em frente”.

Em 17 de dezembro de 2015 o Papa festejou seu aniversário junto aos jovens da Ação Católica, exortando-os a percorrer o caminho do bem, do perdão, da paz e da solidariedade. No ano precedente seu aniversário era em uma quarta-feira, dia de Audiência Geral, e como presente pelo seu 78º aniversário, centenas de bailarinos dançaram tango na Praça São Pedro. Em dezembro de 2013, por sua vez, Francisco convidou para a Missa na Santa Marta alguns moradores de rua, que depois almoçaram com ele no refeitório da Domus Santa Marta.

Por Canção Nova, com Vatican News




Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *